Participe! da Gincana Verde - Tempo de Plantar Guará-DF

Foto: Divulgação

Grupo de voluntários, amantes da natureza, realiza ação para plantar mudas de árvores nativas no Guará-DF

Tudo começou com o lançado em 2019 pelo Paulo César o idealizador do projeto, o movimento teve como resultado o engajamento de 21 Regiões Administrativas no primeiro ano, mobilizando a imprensa, governo, organizações não governamentais, empresas, Escoteiros, Lions e sociedade civil.

A primeira vez que Simone Vaz ouviu falar do movimento foi em uma postagem do Paulo no Facebook convidando as pessoas a Plantarem, voluntariamente, 1 Milhão de Árvores em 1 dia, neste anúncio falava: “se empodere e monte um comitê de plantio na sua cidade”.


Simone achou a ideia fantástica e logo começou a se movimentar para montar um comitê no Guará, cidade que ama e mora há 18 anos. Estudou no "Centrão", Escola Classe 03 do Guará, formou-se em Recursos Humanos, tornou-se Educadora Ambiental, tem dois filhos, é Casada com um Engenheiro Ambiental que também ama o meio ambiente. Empoderou-se, achou a proposta ousada e sentiu-se desafiada a aceitar o convite, começou a mobilizar as pessoas, rapidamente criou um grupo de WhatsApp com Engenheiros Ambientais, Engenheiros Florestais, Biólogos, Clube de Serviços e com pessoas da comunidade, mandou vários convites e hoje, formam um grupo, de mais de 200 voluntários.

No primeiro ano de plantio, o grupo plantou cerca de 22 mil árvores no DF, mobilizando mais de 2,7 mil voluntários. Hoje são mais de 500 Comitês espalhados pelo DF e outros Países, plantaram em 4 anos de Projeto, aproximadamente, 40 mil mudas de árvores.


O Tempo de Plantar é um movimento de voluntários de livre adesão, sem vínculos partidários ou ideológicos, organizado de forma horizontal, circular e baseado na teoria de redes de centro vazio: autogestionária, autônoma e viral. Tem como MISSÃO, atuar nas comunidades plantando árvores nativas do Bioma Cerrado, movido pelo PROPÓSITO de fomentar uma cultura de regeneração e de amor incondicional por todos os seres que habitam o planeta. Está ancorado nos VALORES de colaboração, cooperação, participação, solidariedade, transparência, confiança, fé, ética, compaixão, gentileza e empatia.

É um movimento ganha-ganha-ganha, onde você ganha, o outro ganha e a natureza também ganha. O movimento traz um crescimento pessoal e coletivo na vida dos voluntários envolvidos, onde a jornada é mais importante do que a chegada.

O sonho de Simone Vaz é ver o movimento Tempo de Plantar Guará alcançar a marca de plantar 1 milhão de árvores em um único dia.

“O que me deixa feliz é saber que a semente que plantei todos estes anos, está germinando e dando bons frutos, quando vejo os jovens tão engajados nesta causa, me sinto orgulhosa e com o coração feliz de saber que uma ação gera várias outras ações, eu amo trabalhar com o Escoteiro João XXlll, junto com minha parceira Liane, hoje entendo a importância do Escotismo na vida dos jovens, determinação, ousadia, expertise, dinamismo, trabalho em equipe sempre está na vida do Escoteiro. Parabéns pela garra e determinação de missão dada é missão cumprida, eu aprendo muito com todos eles, entendi que devemos continuar a lutar pela mãe natureza. O que me motiva é o amor pela natureza e o amor ao próximo. Espero que várias e várias gerações plantem uma árvore para uma outra futura geração. As Tâmaras demoram 50 anos para dar o fruto, então, plante, mesmo que você não vá sentar se a sombra desta copa nem desfrutar dos belos frutos”, declara Simone.

Simone Vaz de Holanda, 38 anos, Carioca de Niterói com muito orgulho, Papa-Goiaba com muito amor e plantadora da Vida!

A Mãe terra precisa de você, venha ajudar a plantar 100 mudas de árvores nativas do Cerrado, e recuperar o Olho d'água.

Data: 04 de Dezembro de 2022
Horário: 8:00 h
Local: Comitê de Plantio Guará – DF
Contato de Plantio: (61) 99999-5042

Observações: Traga ferramenta, sua garrafinha de água, vista roupas compridas e leves, sapatos fechados, sacolas plásticas, faremos um lanche colaborativo.

Fonte: Colaboração de Simone Vaz
Vídeo: Henrique Machado.

Postagem Anterior Próxima Postagem