![]() |
Foto: Divulgação |
Portaria do diretor-geral da Agência estipula prazo de 60 dias para a conclusão dos trabalhos
O Governo do Distrito Federal desistiu de gerir o transporte público do Entorno conforme afirmou ogovernador Ibaneis Rocha no dia 06 de dezembro de 2022.
No Diário Oficial da União desta quinta-feira, 15 de dezembro de 2022, o Diretor-Geral da ANTT (AssociaçãoNacional de Transportes Terrestres), Rafael Vitale Rodrigues, publicou Portaria constituindo Grupo deTrabalho para instruir o processo de extinção do Convênio de Delegação, por meio do qual a Agênciadelegou competências ao Governo do DF para gerir e fiscalizar a prestação dos serviços de transporterodoviário interestadual semiurbano entre o Distrito Federal e os municípios do seu entorno.
O Grupo de Trabalho irá elaborar o Plano de Trabalho, o instrumento de extinção, e articular ações visando areassunção, por parte da ANTT, de competência da gestão do transporte do Entorno.
Com a participação de servidores do Governo do DF, o GT terá prazo de 60 dias, prorrogáveis pelo mesmoperíodo e uma única vez, para a conclusão dos trabalhos.
O governador do DF, Ibaneis Rocha, desistiu de gerir o transporte semiurbano após o STF (Supremo TribunalFederal) suspender o reajuste das passagens no início de dezembro.
O aumento, decretado no dia 2 de dezembro, elevou a passagem do ônibus do Entorno em até 26%, comdata para entrar em vigor no dia 4 de dezembro.
Com a definição, a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) passou a gerir 396 linhas de ônibus quefazem a ligação de Brasília aos municípios do entorno localizados no estado de Goiás.
Veja a publicação da Portaria com a composição do GT que definirá o retorno da gestão do semiurbano doEntorno para a ANTT:
![]() |
Imagem: Divulgação Fonte: diariodotransporte.com.br |