Volta da Pampulha reúne milhares de corredores em Belo Horizonte

Foto: Divulgação

A prova deste domingo (11/12) recebeu o Selo Prata e o Permit 15/2022 da Confederação Brasileira de Atletismo e servirá para muitos como preparação para a Corrida Internacional de São Silvestre, no dia 31 de dezembro, por ruas e avenidas de São Paulo

A 23ª Volta Internacional da Pampulha, com 18 km de percurso em torno da lagoa, um ponto turístico de Belo Horizonte (MG), será disputada neste domingo (11/12), na capital mineira. O evento recebeu o Selo Prata e o Permit 15/2022 da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). São esperados milhares de corredores de todo o País e também do Exterior.

A prova ainda servirá como preparação para a 97ª Corrida Internacional de São Silvestre, no dia 31 de dezembro, por ruas e avenidas de São Paulo.

A largada será mais uma vez na Avenida Antônio Abrahão Caran, ao lado do Estádio Governador Magalhães Pinto, o Mineirão, também local da chegada e da arena do evento. A programação de largadas é a seguinte: 6:55 - Cadeirantes; 6:59 - Elite A/B masculino e feminino; e 7:01 - atletas como Deficiência, Pelotão Premium e Pelotão Geral.

A relação de atletas brasileiros é encabeçada por Giovani dos Santos, que busca seu sétimo título na prova. Natural da cidade de Natércia, ele alcançou resultados expressivos neste ano, como as conquistas da 1ª Meia Maratona Internacional de Guarulhos e a Dez Milhas Garoto, além de um terceiro na Meia Maratona Internacional de Rio de Janeiro, entre outros.

Ainda podem assegurar o topo de pódio para o Brasil Ederson Vilela, campeão da Pampulha em 2019; Gilmar Silvestre Lopes, vice na Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro deste ano, terceiro nas Dez Milhas Garoto; seu irmão, Gilberto Silvestre Lopes, 3º nos 21 km da Rio de Janeiro Marathon de 2017 e vice na Aricanduva Run 2022; Sávio Silva, vencedor da Aricanduva Run e quarto na 1ª Meia Maratona de Guarulhos, ambos em 2022; e Robson Lima, terceiro colocado na Meia Maratona de Foz e nos 21 km da Meia Maratona do Rio de Janeiro.

No feminino, as atrações são as mineiras Amanda Oliveira e Larissa Quintã, e a fluminense Vivian Amorim. Amanda e Larissa correrão “em casa”. Amanda chega como campeã dos 21 km na Maratona do Rio de Janeiro deste ano, além ter sido a melhor brasileira na Dez Milhas Garoto, disputada em Vitória/Vila Velha (ES), também em 2022. No ano passado, terminou a Pampulha na terceira colocação. Já Larissa, atual vice-campeã na Pampulha, venceu este ano a Meia Maratona de Belo Horizonte e foi segunda colocada nos 21 km da Meia do Rio 2022. Ela ainda tem no currículo o segundo lugar da Meia de Porto Alegre e o resultado de melhor atleta nacional na 24ª Meia Maratona Intl do Rio de Janeiro.

Viviane Amorim, da cidade de Barra Mansa, no Rio de Janeiro, por sua vez, também tem conseguido diversos pódios em provas muito fortes. Foi Top 5 na Maratona Internacional de São Paulo 2022 e na Meia Maratona Internacional de São Paulo em 2020.

Os destaques do exterior são os quenianos Vivian Kiplagati, campeã no ano passado, e Vestus Cheboi e o ugandense Moses Kibet. Vivian chega ao Brasil com o título de atual campeã da prova e com outros bons resultados. Neste ano, por exemplo, entre outros feitos, ficou com o terceiro lugar na Maratona Internacional de São Paulo, com o tempo de 2:47:15. Já Vestus foi vice-campeão das Dez Milhas Garoto deste ano, perdendo no final para o brasileiro Giovani dos Santos, e tem no histórico um terceiro lugar da Meia Maratona de Santa Pola, na Espanha, em 2020.

Os atuais campeões da Volta Internacional da Pampulha são os quenianos Bernard Chumba (59:01) e Vivian Kiplagati (1:06:38).

A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Fonte: cbat.org.br

Postagem Anterior Próxima Postagem