Novo teste detecta câncer de mama em 5 segundos

Imagem: Divulgação

Dispositivo que custa cerca de US$ 5 pode revolucionar a detecção da doença em larga escala

Aproximadamente 73 mil casos de câncer de mama foram confirmados no Brasil no ano passado, com um risco estimado de 66,54 a cada 110 mil mulheres sofrerem com a doença, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer.

Para facilitar a detecção desse tipo de câncer, pesquisadores da Flórida e de Taiwan, em estudo publicado terça-feira (12), desenvolveram um dispositivo capaz de identificar câncer de mama em uma pessoa com uma única gota de saliva.

O teste conta com uma fita semelhante às usadas para detectar diabetes que, depois de entrar em contato com a saliva do paciente e com soluções de anticorpos, é conectada a um aparelho eletrônico que detecta níveis de proteínas presentes em maior quantidade nas pessoas com câncer de mama. A leitura e conclusão da análise por este dispositivo demora cerca de 5 segundos.

Custando por volta de US$ 5, o dispositivo é uma alternativa não invasiva e de baixo custo para a mamografia, exame mais comum para detectar a doença. Em 2023, houve um aumento de 26% nos casos graves de câncer de mama no Brasil por conta da menor realização de mamografias durante o período da pandemia, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Mastologia.

“A simplicidade do processo e o potencial para o uso público em larga escala no futuro tornam essa estratégia uma ferramenta poderosa na detecção de câncer de mama em estágio inicial”, escreveram os pesquisadores.

Outras inovações e tecnologias aumentam o índice de descoberta da doença e possibilitam a detecção do câncer de mama anos antes da sua manifestação no organismo. Um estudo publicado na revista científica The Lancet mostra que a inteligência artificial, por exemplo, pode ajudar a detectar 20% mais casos de câncer de mama do que aqueles exames só feitos por médicos.

Fonte: Época Negócios

Postagem Anterior Próxima Postagem